01/04/2008

O que é Linux?

Enfim, após muita insistência do Urso, decidi fazer meu primeiro post no Blog da rep. É claro que o tema de estréia não poderia deixar de ser sobre Linux, então decidi "começar do começo" respondendo uma pergunta fundamental: O que é Linux?

Esta é uma pergunta cuja resposta está na ponta da língua de todo engenheiro, computero, técnico ou pessoas um pouco mais ligadas ao mundo da computação. Porém, muitas pessoas, mais distantes desse mundo, ainda perguntam, o que é Linux? Qual a diferença entre Linux e Windows?

Entender o que é Linux implica em saber o que é um Sistema Operacional (S.O.). Houve um tempo distante em que computadores enormes executavam cálculos imensos, liam e imprimiam dados através de cartões perfurados, verdadeiros "queijos suiços" que representavam a mais alta tecnologia da época. O processo era trabalhoso, uma vez que todo programador devia pensar e fazer cada bit de seu programa, literalmente, pois os bits viravam furinhos, que viravam dados, que viravam furinhos, que viravam respostas maravilhosas.
Como a tecnologia evolui, e rápido, os computadores foram melhorando e os furinhos ficaram para trás, mas não os bits, ainda sim os programadores deviam pensar em tudo, gerenciar cada instrução do computador: leitura, cálculo, impressão de dados, mesmo sendo possível aproveitar códigos (e até furinhos), um simples programa de cálculo era um sistema completo.
Continuando a evolução tecnológica, as coisas melhoram muito e finalmente os programadores tiveram um pouco mais de liberdade. Programas que funcionavam como gerenciadores da máquina foram desenvolvidos, permitindo que os programas acessassem o hardware de maneira mais prática, não sendo mais necessário que cada programa cuidasse de tudo. Assim, ler dados de fitas magnéticas, imprimir dados em impressoras ou plotá-los em um terminal ficaram a encargo dos gerenciadores, os programas apenas requisitavam e pronto! Estava feito!
Resumindo, estes gerenciadores são os Sistemas Operacionais. O S.O. é quem cuida de tudo, organiza a execução dos programas, os dados nos discos, gerencia a memória e permite o acesso a todo hardware da máquina.

Bom, agora que você sabe o que é um S.O., vamos voltar a nossa pergunta: O que é Linux?

Simples, assim como o Windows, o Linux é um Sistema Operacional. :)

O Windows é responsável por cuidar da sua máquina: executar programas, permitir acesso aos discos, dispositivos (câmeras, monitores, pendrive), gerenciar a memória, pegar vírus e outras coisas mais. Sendo um S.O. o Windows precisa prover uma maneira dos programas acessarem o hardware de maneira fácil, por isso, programas escritos para Windows executam "somente" no Windows (existem diversas maneiras de executar programas para Windows em outros SOs, assim como desenvolver programas que rodem em mais de um S.O., mas isto está fora do escopo desta discussão). Como o Windows foi um sucesso mundial, a enorme maioria dos softwares desenvolvidos pelo mundo, foram escritos para Windows.

O Linux faz tudo que o Windows faz e muito mais, com duas diferenças: Faz melhor e com mais segurança. Melhor porque é mais estável, rápido e dinâmico. Seguro pois por ser um Software Livre, qualquer pessoa pode baixar, alterar e distribuir sem pagar nenhuma licença, este fato faz com que milhares de colaboradores ao redor do mundo trabalhem constantemente no Linux, corrigindo falhas e bugs em curtos espaços de tempo, aumentando assim a confiabilidade e segurança do sistema.

Saiba que quando você utiliza uma versão pirata do Windows está cometendo um crime! Com o Linux, você está livre disso, inclusive dos milhares de vírus sedentos por um computador indefeso e de um usuário com senha em banco. O Linux é hoje mais que um sistema, é uma proteção.

A interface gráfica do Linux está madura, permitindo um ambiente totalmente personalizável, o imensurável ferramentário dá enorme produtividade ao profissional e ao usuário, facilitando e automatizando as mais diversas tarefas. A tecnologia dos Livecds permite ao usuário executar todo o sistema sem nenhuma instalação, tudo a partir de um CD.

Para finalizar, vamos falar sobre as distribuições: Como o Linux é um software livre e possui milhares de colaboradores, muitos deles acabam personalizando o sistema instalando programas específicos, desenvolvendo utilitários que facilitam a configuração, instalação de programas, gerenciamento do sistema, etc. Muitas destas versões personalizadas são distribuídas em pacotes chamados de distribuição. Assim, você pode escolher dentre milhares de distribuições aquela que mais lhe agrada, tornando ainda mais empolgante o uso do Linux.

Para conhecer várias distribuições: http://www.distrowatch.com

Algumas distribuições do Linux:

Kubuntu: http://www.kubuntu.com
Ubuntu: http://www.ubuntu.com
Debian: http://www.debian.org
Kurumin: http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/

Para saber mais, um artigo bem mais detalhado: http://br-linux.org/faq-linux

Mundo Linux:

Linux.com: http://www.linux.com
Br-Linux: http://br-linux.org
VivaoLinux: http://www.vivaolinux.com.br

Espero que post tenha respondido a pergunta do título e ajude quem pretende desbravar o incrível mundo do Linux, será um caminho feliz, e sem volta.

Dúvidas, sugestões ou críticas, todas são muito bem vindas e podem ser enviadas ao autor do post, através do e-mail rene@grad.icmc.usp.br

Um comentário:

República Eskoria disse...

Aeeeee, 1o. de abril!!!

Todo mundo sabe que o windows é muito melhor!

BlogBlogs.Com.Br