12/04/2008
Bleach Mangá 318 - 106
Como já é de costume o link para leitura online do mangá:
http://manga.bleachexile.com/bleach-chapter-319.html
10/04/2008
09/04/2008
Escada da Federal
Comparativo entre Sistemas de Arquivos do Linux
Reportagem (PDF)
Curso de Ruby
O site é esse, em inglês: http://www.rubylearning.org/class/
A quinta e próxima turma começa no dia 3 de maio!
Para participar, é só seguir os passos:
1) Crie uma conta no site. Aguarde o e-mail de confirmação do cadastro e click no link para confirmar.
2) Após confirmar, envie um email para mail@satishalim.com com seu nome completo, e aguarde a resposta com a senha do curso.
3) Faça o login no site e escolha o curso FORPC101-5. Digite a senha que você recebeu.
4) Atualize seu profile (coloque foto) e se introduza você mesmo por yourself no fórum do curso!
Pra quem não conhece Ruby (assim como eu), aí vai uma pequena descrição tirada da Wikipedia
Ruby é uma linguagem de programação interpretada, com tipagem dinâmica e forte, orientada a objetos com vastas semelhanças com Perl, SmallTalk e Python.
Projetada tanto para a programação em grande escala quanto para codificação rápida, tem um suporte a orientação a objetos simples e prático. A linguagem foi criada pelo japonês Yukihiro Matsumoto, que aproveitou as melhores idéias das outras linguagens da época.
Esta linguagem possui vastos repositórios de bibliotecas disponíveis em sites como Ruby Forge e Ruby Application Archive (RAA). Existe, ainda, uma ferramenta bastante útil para instalação de bibliotecas, chamada Ruby Gems, o software mais famoso desenvolvido em Ruby é o Ruby on Rails.
08/04/2008
Curso de Shell Disponibilizado pela Linux Magazine
Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves
Publicado em 07/04/2008 às 22:41Origem: http://www.linuxnewmedia.com.br/noticia/
baixe_o_curso_de_shell_script_do_julio_cezar_neves
Muita gente aprendeu a escrever shell scripts com os textos de Julio Cezar Neves. O curso escrito por ele e publicado na Linux Magazine está disponível para download, dividido em onze partes:
- Parte I: Conceitos básicos
- Parte II: Catálogo de CDs
- Parte III: Manipulação de strings
- Parte IV: Estruturas condicionais
- Parte V: Estruturas de laço (loop)
- Parte VI: mais loops
- Parte VII: Formatar saída
- Parte VIII: Escrevendo funções
- Parte IX: Strings e variáveis
- Parte X: Expressões e uso de parâmetros
- Parte final: Pipes e sincronização entre processos
Além do curso de shell script, a Linux Magazine conta com uma seção direcionada especialmente para programação, com diversos tutoriais e matérias que tornam fácil o aprendizado e aprimoramento do programador.
Bleach Mangá 317 - 107
http://manga.bleachexile.com/bleach-chapter-318.html
07/04/2008
Cheat Sheets: cartões de referência
http://blog.cidandrade.pro.br/technology/
cheat-sheets-cartoes-de-referencia/
Realmente estes cartões são uma ótima fonte de consulta rápida, fácil para lembrar rapidamente aquela sintaxe que você esqueceu, sem perda de tempo no desenvolvimento... indispensável no dia-a-dia de nós programadores...
Carro sem motorista começa a ser avaliado para uso em São Paulo
03/04/2008
[Imagem: Ultra Project |
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Transporte público individualizado
Na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, pesquisadores estão realizando uma avaliação comparativa entre um protótipo de transporte público individualizado (TPI) e ônibus urbanos.
O TPI é um veículo com capacidade para até quatro pessoas e com via própria, mas cujo trajeto é programado pelo usuário e sem necessidade de condutor. A alternativa já tem protótipos produzidos nos Estados Unidos, na Europa e no Japão.
Ônibus e mini-carros
Para realizar esta comparação, o engenheiro Leonardo Hitoshi Hotta fez uma simulação da implantação deste sistema na cidade de São Carlos (SP), que envolveu uma pesquisa com usuários de ônibus e pesquisadores da área de transporte, e também uma comparação entre os dados disponíveis sobre os ônibus municipais e os estimados caso o TPI fosse adotado.
"A partir dos questionários com os usuários de transporte público e pesquisadores, concluímos que o atributo considerado mais importante é a tarifa paga. Para os usuários, fatores como desconforto e demora também foram apontados. Já os pesquisadores da área de transporte (engenheiros, urbanistas e administradores) enfatizaram a questão da viabilidade financeira do sistema, além da adequação à estrutura urbana e consumo de energia", conta Hotta.
Alguns dados foram colhidos em campo como, por exemplo, o tempo que o passageiro leva da chegada à parada de ônibus até o embarque, medido por meio de uma câmera instalada em um ponto que acompanhou 60 passageiros e calculou a média de espera do local de embarque.
Táxi sem motorista
O pesquisador utilizou então um software canadense de simulação de tráfego (Integration) para o cálculo de tempo de viagem e velocidade, inserindo os dados operacionais disponibilizados pela Prefeitura de São Carlos e as estatísticas do TPI, que foram estimadas utilizando-se os dados de um modelo fabricado na Inglaterra, o ULTra, que está em teste e deve ser implantado no Aeroporto de Heathrow ainda em 2008.
O veículo, segundo o engenheiro "uma espécie de táxi sem motorista", utiliza energia elétrica e uma via própria, mas o trajeto pode ser programado pelo usuário. Além da privacidade (até quatro pessoas podem viajar juntas, por escolha) e do conforto do transporte até um local mais próximo do destino final do usuário, há a facilidade de poder levar carga e bagagens que podem ser inviáveis de serem transportadas em um ônibus.
Transporte público mais eficiente
O sistema ULTRa está em fase de implantação no aeroporto de Londres Outras vantagens do ULTra em relação ao ônibus foram a velocidade média do percurso, 80% maior, e o tempo de atendimento de cerca de 1 minuto e 40 segundos a partir da chegada do usuário ao ponto, que representou um quinto do tempo de atendimento gasto no caso do ônibus.
Por outro lado, a capacidade de atendimento do TPI seria menor que a do ônibus, e o custo para construção da estrutura e operação do veículo seria muito alto. Na Europa, o gasto estimado por quilômetro (km) construído chega aos R$ 15 milhões.
"De uma maneira geral, concluímos que o TPI é uma alternativa interessante ao ônibus. O que não significa que vá substituir os meios de transporte de massa como trem, metrô e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Nosso estudo serviu principalmente para lançar a discussão do caminho que o transporte público pode tomar e, no caso do ônibus, o índice de insatisfação e a crescente diminuição de usuários deste meio demonstra que é preciso intensificar as pesquisas em soluções tecnológicas diversas ao que existe atualmente", conclui.
Fonte: www.inovacaotecnologica.com.br